Membros do grupo de pesquisa SICon publicaram um artigo na revista “Building”, na edição “Eco-Friendly Building Materials”.
O artigo “Concreto leve estrutural sustentável com agregado de resíduos de tereftalato de polietileno reciclado” está disponível como artigo submetido à revista em 2024.
O artigo aborda a utilização de resíduos plásticos reciclados como agregados em concreto leve, uma alternativa para reduzir o impacto ambiental do plástico, que apresenta alta decomposição e ocupa grandes volumes em aterros sanitários. O estudo apresenta a fabricação e avaliação de concreto leve utilizando agregados plásticos reciclados, especialmente PET. A pesquisa mostrou que, embora os agregados de PET tenham formatos irregulares e influenciem na trabalhabilidade, o concreto produzido apresenta baixa densidade (em torno de 1.200 kg/m³) e resistência à compressão de até 17,6 MPa. A utilização destes resíduos plásticos contribui para a sustentabilidade, oferecendo uma solução viável e eficiente para a gestão de resíduos.
Os autores estão vinculados aos programas de pesquisa das universidades de Ouro Preto, Viçosa, Espírito Santo e Ceará. São eles:
Douglas Mol Resende
José Maria Franco de Carvalho
Bárbara Oliveira Paiva
Gustavo dos Reis Gonçalves
Laís Cristina Barbosa Costa
Ricardo André Fiorotti Peixoto
O resumo completo e demais informações sobre o artigo no link: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0950061824028034?dgcid=author