Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC’s) ligados ao grupo de pesquisa SICon é defendido na UFV
As graduandas Franciele Ferreira Pereira, Lívia de Freitas Gomides Meriguis e Maíra Carrara Roque, do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Viçosa, defenderam seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), sob orientação do Professor Dr. José Maria F. de Carvalho, e sendo coorientadas pelo Eng. Me. Gustavo José R. Lopes – ambos membros do SICon – no dia 24/05/2021 às 10h.
O título do trabalho foi: Propostas de Utilização de Areia de Vidro e Cinza de Caldeira na Produção de Pré-Moldados Ecoeficientes na Fábrica da UFV.
Resumo do tema: Os elementos pré-moldados de concreto são largamente utilizados na indústria da construção, e devido aos impactos ambientais relacionados à produção de cimento e agregados, o tema da sustentabilidade tem ganhado espaço no mercado. Dessa forma, o trabalho propõe estabelecer metodologias para melhorar a ecoeficiência dos produtos da fábrica de pré-moldados de concreto da Universidade Federal de Viçosa (UFV) ao mesmo tempo que promove destinação adequada aos resíduos gerados no Campus, sendo sugerido neste trabalho adequações de layout e dosagens de concretos ecoeficientes para a fábrica, utilizando agregados tradicionais e sustentáveis obtidos da reciclagem de vidro e cinza de caldeira.
Comissão examinadora:
Prof. Dr. José Maria Franco de Carvalho (UFV)
Eng. Me. Gustavo José R. Lopes (UFV)
Prof. Dr. Leonardo Gonçalves Pedroti (UFV)
O graduando Matheus do Nascimento Duarte, do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Viçosa, defendeu seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), sob orientação do Professor Dr. José Maria F. de Carvalho, no dia 19 de maio de 2021, às 9h.
O título do trabalho foi: Avaliação de método de dosagem experimental de concreto sem Slump.
Resumo do tema: O concreto sem slump é um tipo de concreto utilizado na fabricação de elementos pré-moldados. Por ser um material que emprega baixo teor de água em sua composição, tem a capacidade de manter sua forma após sua compactação ainda no estado fresco. O presente trabalho propôs um método de dosagem experimental de concreto sem slump utilizando o método de Andreasen Modificado, com teor de umidade ótimo. Para avaliar o método, foram produzidos concretos com três consumos de cimento, e três energias de compactação. As umidades ótimas foram determinadas utilizando martelete para refratário. Os materiais foram avaliados em seu estado fresco, com a determinação do grau de empacotamento, e endurecido, com a determinação da resistência mecânica, características de porosidade e velocidade de pulso ultrassônico. Os concretos apresentaram elevados graus de empacotamento e resultados promissores de resistência mecânica, destacando-se a influência do teor de cimento e da energia de compactação.
Comissão examinadora:
Prof. Dr. José Maria Franco de Carvalho (Orientador) (UFV)
Prof. Dr. Leonardo Gonçalves Pedroti (UFV)
Eng. Me. Ana Carolina Pereira Martins