Informativo

Membros do grupo de pesquisa SICon publicaram artigo no jornal “Sustainability”, na edição de nome “Building and Infrastructure Engineering: Sustainable Utilization of Innovative Eco-Efficient Materials”.

O artigo “Efficacy of the Simplex-Centroid Method for Optimization of Mixtures of Soil, Ladle Furnace Slag and Fly Ash Applied in Pavement Construction” está disponível como uma publicação submetida no jornal no ano de 2024.

A pesquisa explora o uso de resíduos industriais, especificamente escória de forno panela (LFS) e cinza volante (FA), para estabilizar dois tipos de solo (argiloso e arenoso). Utilizando um planejamento experimental simplex-centróide, foram criadas e testadas diversas misturas para avaliar a melhoria nas propriedades mecânicas dos solos. Os testes revelaram aumentos significativos na resistência à compressão, no índice CBR e no módulo de resiliência, com melhorias de até 130,5%, 324,4% e 132,6%, respectivamente. A melhor mistura foi de 80% de solo e 20% de LFS, sem FA, que mostrou os melhores resultados em termos de resistência mecânica. O estudo sugere que a utilização de resíduos industriais é uma solução viável e ambientalmente amigável para melhorar propriedades dos solos.

Os autores são associados aos programas de pesquisa das universidades de Viçosa e Juíz de Fora. São eles:

Mateus Henrique Ribeiro Rodrigues

Taciano Oliveira da Silva

Heraldo Nunes Pitanga

Leonardo Gonçalves Pedroti

Klaus Henrique de Paula Rodrigues

Emerson Cordeiro Lopes

Gustavo Henrique Nalon

O resumo completo e outras informações sobre o artigo no link: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0950061824028034?dgcid=author

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados